Longa jornada

     A vida é cheia de surpresas, o que não nos permite saber das aventuras futuras que teremos que enfrentar. E se tivéssemos como prever o futuro, nossa vida seria mais fácil?! Pois bem, já não tenho muita certeza disso. Quando as coisas vem fáceis demais, a vida perde o seu valor. E assim, ao invés de uma vida com sentimentos prazerosos, ou não (pois os momentos difíceis nos ajudam na criação de um caráter), tem-se uma vida vazia, na qual um sonho ou um suspiro não passam de coisas vãs.

     Todos nós já passamos por situações que nos foram mui prazerosas ou indiscutivelmente ruins. O fato é que devemos aproveitar todas as situações pelas quais passamos, positivas ou não. Quando digo aproveitar, digo reunir os fatos e observá-los, pensar neles e, assim, tirar lições com as quais possamos utilizar para toda a vida. Uma das lições que eu pude tirar é que devemos dar a cada coisa o seu devido valor, mas para que isso aconteça é preciso, logicamente, saber o valor de tais coisas. Acho que essa é a principal questão da vida: conhecer o valor do que nos rodeia e do que está dentro de nós. Com isso sim, nós começamos a viver ao invés de sobreviver. Acontece que nada disso vem facilmente. Tudo na vida se desenvolve, e dependendo de cada pessoa, tal desenvolvimento pode durar pouco tempo, muitos anos ou se tornar até um regresso. Tudo realmente depende de nós mesmos e não das situações. E é exatamente nisso que devemos agir,  pois se depende de nós, é preciso reação, caso contrário, deixaremos que as situações nos moldem,  tornando-nos seres humanos indefinidos e sem objetivos, pois o que nos torna seres humanos com objetivos é o nosso ato de raciocinar, da ação, do nosso próprio mover.

     Passo um grande tempo da minha vida observando tudo o que não só me acontece, como também, o que acontece com outras pessoas e coisas que estão em minha volta. As vezes eu até acho que eu penso demais e que só falta sair umas fumacinhas dos meus ouvidos. Criei essa mania de pensar demais e, as vezes, esqueço até de falar. Preciso mudar vários aspectos da minha vida. Preciso mudar algumas certezas de lugar dentro do tempo. Mas acho que tudo isso faz parte, faz parte da vida.

4 comentários sobre “Longa jornada

Deixe um comentário

